quarta-feira, 17 de maio de 2017

Refletindo os textos lidos

Aprender não é só memorizar informações interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar é preciso relaciona - lá, refletindo sobre ela.  Explica bem detalhado a importância do professor no ensino. Fazendo uma reflexão do papel do professor que é extremamente fundamental na questão de apresentar bons resultados no ensino/aprendizagem. Para que dessa forma os conteúdos sejam aprendidos e fiquem na memória, dando condições para que o aluno construa sentido sobre o está vendo em sala de aula. Passando a ser um aluno dinâmico, pensante, reflexivo, pensante e participativo na construção de uma sociedade mais democrática.  Percebendo seu papel na construção da sua própria  história nesse mundo em construção

Aprendizagem


O aluno deve ser ativo em suas aprendizagens, pois nesse momento ele é o protagonista da sua história, mas cabe ao professor propor, orientar e oferecer condições para que ele exerça suas potencialidades. No entanto, deve conhecê-lo bem, assim como o contexto em que vive e a relação dele com a natureza do tema a ser aprendido. 

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Projeto

·         Tema Geral: Resgatando valores através da leitura
·         Período de realização:  03 a 28/04/2017
·         Abertura: 03/04/2017 (2ª feira)
·         Manhã: interpretação da música Trem Bala (voz e violão) com o professor Jarbas e alunas do 9º ano
·         Hora Cívica
·         Encerramento: 28/04/2017 (6ª feira)
·         Apresentando o teatro e apresentação de dança dos alunos do programa Mais Educação para a turma do 1º ano B.
·         Manhãs: Projeto leitura com o SESI
·         Autores sugeridos: Kátia Trindade e Maurício Araujo de Souza
·         Atividades:

Minutos de leitura: diariamente pelo turno da manhã, haverá um sinal em horário aleatório, onde toda a escola para atividades por 40 minutos para realizar a leitura de algum portador de texto. Foi a partir dessa idéia da escola e observando a necessidade de alguns alunos em se apaixonar pelos livros a fim de auxiliá-los no desenvolvimento da escrita, na defasagem e desmotivação escolar. Na fase em que estão passando. Trabalhar o sítio do Pica-pau- Amarelo foi emocionante, sobretudo, porque surgiu da paixão que a aluna Luiza (Down) tem pelos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Os contos, filmes,  curtas, recreio literário veio da idéia dos alunos que desde que comecei a falar do projeto ficaram encantados. Não precisei nem perguntar o que eles gostariam que acontecesse no projeto com relação a leitura e escrita. As idéias foram surgindo aos montes, precisei filtrar. Infelizmente não consegui contemplar a todos.
Recreio literário: diariamente, nos turnos manhã e tarde, a biblioteca será aberta durante o recreio para leitura de livros previamente selecionados.
Cinema na escola: Diariamente, nos turnos da manhã, haverá sessões de pequenos curtas (filmes e animações escolhidos pelos próprios alunos) durante o recreio.
Corredor literário: perdurar fichas com foto do escritor favorito, nome e obra.
Leitura deleite: no turno da manhã, antes do recreio, nas quartas-feiras a professora fará uma leitura deleite para os alunos em sala de aula ou no pátio (roda da leitura)
Contação de histórias: ( comigo professora Antonia, onde trabalhei o projeto Leitura,  escrita e simulação caracterizada de alguns personagens  do Sítio do Pica-pau Amarelo).
Exposição: serão utilizados os murais, corredores e outros espaços da escola para exposição de atividades realizadas pela turma e outros materiais alusivos ao tema.

Culminância: Construção de portfólio coletivo da turma em forma de livro, para ser arquivado na biblioteca. Cada criança receberá uma folha do livro para preencher duas páginas com as diversas atividades realizadas ao longo do mês de abril.
Inspirados na leitura ao vento de Fernando Pessoa. Os alunos ficaram muito encantados a ponto de voluntariamente decidirem levar livros para o pátio da escola a fim de que todo que fazem parte das dependência da escola se deleitem com a boa leitura, assim como eles. Nosso acervo é composto por histórias em quadrinhos, poesias, livros de imagem, livros bilíngues e toda boa literatura infantil e juvenil.                                                                                                                                                                    es em dias de sol.

Dicas de leituras

Começo citando Paulo Freire, pensando no que fomos como alunos e no que nos tornaremos. Fazendo com que reflitamos onde queremos que os nossos alunos   cheguem a ser: alunos criticos ou a-críticos. Num mundo em permanente mudança. 


Frases Para Rotating Header Image
Diminuidor de Gordura

Frases sobre Leitura

A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.
Autor: Albert Einstein
Que yoga, que nada! A melhor ginástica respiratória que existe é a leitura, em voz alta, dos Lusíadas.
Autor: Mario Quintana
A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.
Autor: Carlos Drummond de Andrade
A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.
Autor: André Maurois
A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.
Autor: René Descartes
A leitura engrandece a alma.
Autor: Voltaire
A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.
Autor: Joseph Addison
A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão.
Autor: Francis Bacon
Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.
Autor: Bill Gates

Fernando Pessoa menino.

HAVIA UM MENINO
Havia um menino,
que tinha um chapéu
para pôr na cabeça
por causa do sol.
Em vez de um gatinho
tinha um caracol.
Tinha o caracol
dentro de um chapéu;
fazia-lhe cócegas
no alto da cabeça.
Por isso ele andava
depressa, depressa
p’ra ver se chegava
a casa e tirava
o tal caracol
do chapéu, saindo
de lá e caindo
o tal caracol.
Mas era, afinal,
impossível tal,
nem fazia mal
nem vê-lo, nem tê-lo:
porque o caracol
era do cabelo
. 




Referências Bibliogáficas:

Meireles, Cecilia (1901-1964) ou isto ou aquilo, 96 páginas. Ed. Novea Fronteira.
Whitaker, Franciisco  Ferreira Planejamento sim e não Editora Paz e Terra S. A . 1983 5ª Edição.
http://adoteumbixotodasasturmas2015.pbworks.com/f/1443733732/paulo_freire_nuvens-300x300.jpg acessado 22/04/2017
http://leiturasaoventomaringa.blogspot.com.br/2011/06/fernando-pessoa-menino.html acessado 31/04/2017
http://www.frasespara.com.br/frases-sobre-leitura/ acessado em 17/05/2017